É todo aquele com habilitação certificada pelo Representante da Autoridade Marítima para Segurança do Tráfego Aquaviário (DPC) para operar embarcações de esporte e/ou recreio, em caráter não profissional.
São cinco as categorias de Amadores preconizadas na NORMAM-03/DPC: 1) Capitão-Amador; 2) Mestre-Amador; 3) Arrais-Amador; 4) Motonauta; e 5) Veleiro.
É todo aquele apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior, exceto moto aquática.
É todo aquele apto para conduzir moto aquática nos limites da navegação interior.
É todo aquele apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática.
É todo aquele apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática.
A idade mínima para prestação de exame para as categorias de amadores será: - 8 (oito) anos para Veleiros, sob a responsabilidade do pai, tutor ou responsável legal; e - 18 (dezoito) anos para Motonauta, Arrais-Amador, Mestre-Amador (pré-requisito Arrais-Amador) ou Capitão-Amador (pré-requisito Mestre-Amador). Caberá aos pais, tutores ou responsáveis legais pelos menores habilitados na categoria de Veleiro, toda e qualquer responsabilidade administrativa ou civil pelas conseqüências do uso de embarcações pelos menores de idade, bem como pelo não cumprimento das normas em vigor.
Para obter a Habilitação Náutica, o interessado deverá entrar em contato com Cardan Cursos Náuticos e realizar sua inscrição para preparação. Vale lembrar que a Cardan Cursos Náuticos é uma das Escolas Náuticas mais antigas no Rio Grande do Sul com uma enorme experiência e a que mais aprova nos exames da Marinha do Brasil.
Em nossa Escola Náutica o aluno fará em 1 (um) dia sua Habilitação Náutica. Virá em nossa Escola para Aula Prática, onde aprenderá tudo sobre embarcações e pilotagem, para que assim possa navegar com segurança! Trabalhamos ao máximo para que faça sua Habilitação Náutica o mais rápido possível com toda eficiência e transparência, dentro da normas da Marinha do Brasil.
O exame de Arrais-Amador constará de uma única prova objetiva com a duração máxima de duas (2) horas, sendo esta prova constituída de 40 quesitos do tipo múltipla escolha. Será considerado aprovado o candidato que alcançar o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento).
O exame para essa categoria será constituído de uma prova objetiva que consistirá de um questionário com 20 perguntas do tipo múltipla escolha, e terá a duração máxima de 1 hora e 30 minutos. Será aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento).
O exame de Arrais-Amador e Motonauta constará de uma única prova objetiva com a duração máxima de duas (2) horas, sendo esta prova constituída de 40 quesitos do tipo múltipla escolha. Será considerado aprovado o candidato que alcançar o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento).
O exame de Mestre-Amador constará de uma única prova escrita com a duração máxima de duas (2) horas, sendo esta prova constituída de 40 quesitos do tipo múltipla escolha, contendo pesos diferentes. Será considerado aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento). O valor de cada questão está discriminado no caderno de prova.
- Não. Somente Prova Teórica.
a) Cópia autenticada da Carteira de Identidade; b) Cópia autenticada da Carteira Nacional Habilitação (CNH) esta isenta o item a) e f); c) Comprovante de residência em seu nome (água, luz ou telefone) com menos de 60 dias. Caso não haja um comprovante de residência em seu nome, solicite a sua escola náutica que lhe forneça um atestado utilizado pela Marinha do Brasil. Atenção: os comprovantes de residências comuns fornecidos nos cartórios não servem, pois a Marinha utiliza seus próprios modelos. d) Procuração com assinatura autenticada em cartório. Esta procuração serve para que sua escola náutica lhe represente na Marinha do Brasil para a sua inscrição para a Prova Teórica entre outros serviços contratados a ela para sua maior comodidade. (solicitar a escola náutica) e) Requerimento de inscrição assinado e autenticado para Prova teórica – (solicitar a escola náutica) f) Atestado médico que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam, como por exemplo: - uso obrigatório de lentes de correção visual; - acompanhado e com uso de coletes; e - uso obrigatório de aparelho de correção auditiva.
Tem mais dúvidas? Basta ligar 051 991859899 e saiba mais.