O QUE PRECISO TER ABORDO ?

Antes de tudo, devemos verificar a lei em vigor atualizada. Destarte, primeiramente, vamos esclarecer as normas para uso dos equipamentos de salvatagem, comunicações entre outros acessórios que estão previstas no capítulo 4 da NORMAM-03 (Norma da Autoridade Marítima para navegação de esporte e recreio), publicada pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil (DPC), órgão que segundo a Lei Federal 9.537/97.

Os equipamentos abordo da sua embarcação deverão atender a sua área de navegação, esta que se fará a necessidade dos equipamentos. Vamos aprender um pouco sobre área de navegação? Então máquinas a vante!!

Estas áreas são as seguintes:
Área  de navegação I (interior): são as chamadas áreas abrigadas ou parcialmente abrigadas de mau tempo e tempestades. Pode-se assim dizer que são as baías, enseadas, lagoas, lagos, rios, canais, etc. Se você só navega em águas abrigadas de mau tempo você pratica navegação interior.
Área  de navegação II (costeira): áreas em alto mar, regiões desabrigadas de mau tempo, porém ainda dentro do limite visual da costa, ou seja, você está em alto mar, em área desabrigada, porém está sempre avistando o litoral. Máximo de 20 milhas náuticas da costa.
Área  de navegação III (oceânica): são as áreas totalmente desabrigadas, fora do alcance visual da costa,  a mais de 20 milhas da costa, só se vê céu e água.

Agora que vimos as áreas de navegação que um barco de lazer pode frequentar, para sabermos o que precisamos ter a bordo é necessário também saber que as embarcações são divididas por lei da seguinte forma:

Embarcações miúdas: são os barcos com menos de 5 metros de comprimento. Segundo a lei estes barcos somente podem navegar em áreas abrigadas (área interior);
Embarcações de médio porte: são os barcos com comprimento variando entre 5 e 23,99m de comprimento;
Embarcações de grande porte: são os barcos com comprimento igual ou superior a 24m.
As embarcações miúdas só poderão navegar em área interior.
As embarcações médias ou grandes podem navegar em qualquer área, desde que seu proprietário tenha feito esta opção por ocasião do registro do barco na Marinha e desde que seu Comandante tenha uma carteira compatível com a área desejada.
Agora que você conheceu as áreas de navegação e a classificação dos barcos quanto ao porte (tamanho), podemos então fornecer a tabela de equipamentos opcionais ou necessários para um barco.

 

NAVEGAÇÃO EM ÁREA I – INTERIOR

 

“NAVEGUE SEGURO, NAVEGUE HABILITADO!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *