Os amadores serão habilitados por meio de Carteira de Habilitação de Amador (CHA) e serão cadastrados no Sistema Informatizado de Cadastro de Pessoal Amador (SISAMA). Amadores são aqueles não profissionais que estão habilitados a conduzir embarcações de esporte e/ou recreio, de propulsão mecânica ou a vela, dentro dos limites correspondentes a cada categoria.

Observações:

Será aceita a habilitação de estrangeiros, emitida pela autoridade marítima do país de origem. A habilitação do Amador, não tem correlação com a classificação da embarcação que estiver conduzindo, e sim com a área em que a embarcação estiver navegando. Por exemplo, um Arrais-Amador poderá estar conduzindo embarcações classificadas para a navegação de alto-mar desde que esteja navegando em área interior.

Veleiro

apto para conduzir embarcações a vela sem propulsão a motor, nos limites da navegação interior.

Motonauta

apto para conduzir moto aquática nos limites da navegação interior.

Arrais-Amador

apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior, exceto moto aquática.

Mestre-Amador

apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática.

Capitão-Amador

apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática.

Quer saber mais informações? Ligue para 051 99185-9899 e habilite-se!